quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dissertação táctica

Meus caros,

A 7 de Julho pelas 20h27m publiquei o primeiro "post" neste nosso Café Benfica. Hoje, mais de 5 meses depois constacto que a participação neste blogue tem sido proporcional às goleadas do Benfica.

Assim, espero que esta minha mensagem atraia a vossa atenção e que despolete de novo vontade de "postar"

Para tal, e dadas as actuais circunstâncias do nosso clube decidi recuperar um tema que muito me agrada. A táctica.

Pois bem, decerto, é conhecido de todos as limitações que temos para o importante jogo de Domingo. Por um lado, temos o Coentrão e Di Maria castigados, Amorim e Ramires lesionados e, como se não bastasse Aimar e David Luiz em dúvida, por dores musculares e gripe, respectivamente. Partindo do pressuposto que os 2 úlitmos recuperam, qual será o onze que o JJ irá apresentar?!

A minha aposta é a seguinte: Quim. Defesas: Maxi, Luisão, D Luiz e Shafffer. Médios: Javi, César Carlos Martins e Aimar. Avançados: Saviola e Cardozo.

No entanto Jesus deve alinhar com: Quim. Defesas: Maxi, Luisão, D Luiz e César. Médios: Javi, Carlos Martins, Filipe Menezes e Aimar. Avançados: Saviola e Cardozo.

A minha opção tem uma estratégia clara...ter uma solução no banco com o nome de Menezes. Não tenhamos dúvidas que Aimar e Carlos Martins vão rebentar...

Alguém tem uma opinião diferente?

Viva o Benfica.

6 comentários:

  1. Estimado benfiquista, eu sou da opinião que para além do grande Joaquim entre os postes (e já agora que saia deles uma vez ou outra!) a equipa deveria ser composta por:
    Defesa: Maxi, Luisão, Sidnei, David
    Meio campo: Javi, Menezes, Aimar, Shaffer
    Ataque: Saviola, Cardozo

    Passo a explicar a minha opção pelo Shaffer no meio campo: apesar de perdermos um grande central com a ida do David para a esquerda ganhamos muita concistencia nesse lado do terreno, quer a defender como a atacar.
    Ou seja, ganhamos excelentes cruzamentos e ganhamos a possibilidade do david luis cavalgar para o ataque e ser imediatamente compensado na defesa pelo Shaffer. Além disto o shaffer poderá ajudar sempre na manobra defensiva do glori, possibilitando até que por vezes o David defenda mais no centro.
    A opção Cesar Peixoto a meu ver não teria nenhuma mais valia (além do nome :), nem em termos atacantes nem defensivos... Contudo tem a enorme valia da Dianinha aparecer mais vezes na TV :)

    A opção menezes parece-me melhor que Carlos Martins, pois com o CM arriscamo-nos a ficar a jogar com 10 bem cedo! além disto o Menezes tem um grande pezinho e muita inteligencia em campo, sendo que descai bem para a direita.

    Se o JJ quiser inventar sempre pode jogar em 4x3x3, jogando na frente de ataque com o Saviola à direita, Weldon à esquerda e Aquele Que Não Perdoa no centro a fuzilar.

    Nisto tudo falta apenas referir que este 11 não seria nada sem a presença dos estimados na bancada da Catedral.

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  2. Boas noites.
    Ponto 1: o Di Maria havia de ficar 1 mês sentado no 'burro' do Mantorras...aquela merda é estupidez pura, e a multa devia punir convenientemente akela atitude.
    Ponto 2: em relação ao onze (e táctica a usar), axo k o Jesus devia escolher:Quim,Maxi,Luisão e David Luiz, César Peixoto, Javi, Menezes,Aimar e Urreta, Saviola e Cardozo.
    Assim, jogava com a mesma táctica, e o Urreta fazia de Di Maria. è lutador e bom de bola (não tao bom como di maria,claro)e pode dar rasgo ao meio campo, que de outra maneira não vai ter capacidade de abrir nas alas e de partir pa cima do adversário...e o Urreta, das opções disponiveis, é o único que oferece isso...fazendo de Di Maria. Quanto à opção de por o César no meio campo, não axo k seja o melhor. Não tem capacidade de choque, ñão oferece grande solução no 1 para 1...enfim,não o axo solução para o meio campo.
    Quanto à opção David Luiz na esquerda, axo k peca por dois pontos essenciais: perde-se o melhor central, e faz-se a adaptação do Shaffer ao meio campo...que eu duvido que resulte...mal por mal, o César jogaria ai, e nunca o Shaffer.
    Resumindo, axo k inventar não vai ajudar muito. Perde-se o ramires, mete-se o Menezes, que defende melhor que o carlos; perde-se o Di Maria e o Fábio, mete-se no lugar deles o jogador com caracteristicas mais semelheantes a eles...o Urreta.
    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Meus caros,

    Em primeiro lugar fico feliz por depois de um vazio de conteúdos que se assistiu neste blog percebe-se claramente que a culpa era minha por não espicaçar...

    Depois, confesso que a análise do Jorge me agrada, porque tenho muito medo de inventar...principalmente contra o Porto. Lembrem-se que sempre que o Jesualdo inventava na champions levava na pinha!!!
    Eu gosto muito do Urreta e não percabi a sua não colocação na listagem de jogadores da uefa... Pior é que hoje não pode jogar por não estar inscrito...seria uma boa forma de o acomodar à táctica.

    Quanto ao Di Maria, continuo a dizer o que sempre disse tudo que seja acima de €15 M é largar... não consigo acreditar naquele indivíduo a longo prazo, apesar das carambolas engraçadas que faz e alguns desiquilibrios que cria! Esta parte justifica os €15M...

    Penso que a chave do possível sucesso contra o porto será um meio campo muito duro para libertar a magia de El Mago!

    Veremos...

    Aquele abraço,

    ResponderEliminar
  4. Caros,
    eu em condições normais seria completamente a favor do Urreta, entenda-se condições normais com o facto de ter ritmo competitivo. Como não o tem não pode ser opção para começar de inicio.
    No confronto Shaffer-Peixoto, preferia ver jogar aquele que faz o melhores centros do actual plantel.
    Essencial é El Mago estar em condições de jogar...veremos!
    Agora até o Sidnei está lesionado. O nosso capitão de 20 anos terá lugar no derby?

    ResponderEliminar
  5. Boa gente,


    A acreditar no JJ que diz que Aimar e Ramirez não são recuperáveis para o derbi, o onze deverá ser o seguinte:

    Quim;
    Maxi, Luisão, David Luiz e César Peixoto;
    Javi, Carlos Martins, Menezes e Saviola
    Nuno Gomes e Cardozo

    Acho que jogar com o Saviola a 10 e com o Nuno Gomes a fazer companhia ao Cardozo permitia-nos ganhar consistência no meio campo com o Menezes a dar força a defender e ganhávamos experiência e qualidade de passe no ataque. O Saviola a distribuir magia e, acreditando que o Nuno ainda tem algo para dar, podia fazer a gracinha que fez no dragão há uns anos atrás, um BIZ :)

    A opção de colocar o Urreta no meio campo também não seria descabida.

    Acho contudo que não deveríamos alterar a defesa, o Shafer ainda não é o melhor defesa do plantel, apesar de tirar uns grandes cruzamentos...

    De qualquer forma, continuo a acreditar neste Benfica e Domingo lá estarei para dar o meu contributo na Bancada (só não dou dentro de campo porque não posso, confesso que fazer uma entrada aos joelhos do rodriguez ou do bruno alves me encheria de satisfação e orgulho...)

    Carrega Benfica!

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. boas
    aqui vai o meu 11: Quim. Defesas: Maxi, Luisão, D Luiz e César. Médios: Javi, Carlos Martins, Filipe Menezes e Aimar. Avançados: Saviola e Cardozo.

    e no caso de n jogar o aimar,mete se o c martins no lugar dele e joga se com o weldon numa das alas, na direita preferencialmente e o menezes na esquerda.
    Sergio nulo gomes e que nao :p
    saudações e a ver como corre domingo!!
    abr

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.