sábado, 13 de novembro de 2010

4-3-3

Meus caros,

No início da época expressei a alguns de vós a minha opinião em relação ao modelo de jogo que o Benfica deveria adoptar. Na altura e face à dificuldade de encontrar um "D. Ramires II" o Benfica deveria alterar o seu esquema táctico para 4-3-3.

Na minha opinião, este ano o Jesus continua a cometer um erro clássico em Quique Flores, que foi chegar aqui com o seu modelo táctico (na altura um simples 4-4-2) e fazer com que os jogadores se adaptassem ao esquema...

Se dúvidas houvesse, o passado fds foi explícito para demonstrar que temos um treinador forte de convicções e com bastante conhecimento táctico mas a quem lhe falta a confiança proveniente da experiência em grandes jogos...Senão reparem, no passado ano, que foi um dos grandes anos da história do Benfica, não tanto ao nível das competições ganhas mas ao nível do espectáculo que proporcionou... o Benfica acabou sempre por claudicar nos grandes jogos! Não conseguimos a vitória em Braga nas primeiras jornadas (que nos aproximavam do primeiro lugar), não conseguimos ganhar em Liverpool (que nos permitiria chegar à meia final da Liga Europa) e já final não conseguimos ganhar no Dragão (onde seríamos campeões) com a importância psicológica que daí adviria...

Ainda assim, e apesar do Jesus não ter admitido que efectivamente errou, penso que a Direcção do Benfica, provavelmente na pessoa do Rui Costa, deveria ter "saído" na defesa do plantel e do treinador. Ninguém aqui teve mais vergonha que eu daquilo que se passou no fim-de-semana... no entanto, não podemos esquecer o que é que "aquele gajo de Alfama" fez pelo nosso Benfica! Levantou-nos o ego e fez-nos acreditar, principalmente àqueles que duvidavam, que o Benfica é um dos maiores clubes do mundo, tendo em conta a dimensão do seu país natural.

No entanto, a questão que pretendo levantar é: Dada a falta de soluções para este modelo táctico, deveria o Benfica alterar o seu sistema de jogo, mesmo tendo em consideração o avançado da época?

Aquele abraço,

domingo, 7 de novembro de 2010

Porto - Benfica


Devo dizer que estes jogos é que trazem o sal e a pimenta, ao insosso futebol Português. Destaco por isso a magnífica capa da bola, onde estão personificados pela tinta do jornal dois heróis da Marvel e dois dos melhores jogadores a actuar em Portugal. Coentrão e Hulk estão a fazer uma época extraordinária, mas espero que o caxineiro leve a melhor logo à noite, como é óbvio.