sábado, 13 de novembro de 2010

4-3-3

Meus caros,

No início da época expressei a alguns de vós a minha opinião em relação ao modelo de jogo que o Benfica deveria adoptar. Na altura e face à dificuldade de encontrar um "D. Ramires II" o Benfica deveria alterar o seu esquema táctico para 4-3-3.

Na minha opinião, este ano o Jesus continua a cometer um erro clássico em Quique Flores, que foi chegar aqui com o seu modelo táctico (na altura um simples 4-4-2) e fazer com que os jogadores se adaptassem ao esquema...

Se dúvidas houvesse, o passado fds foi explícito para demonstrar que temos um treinador forte de convicções e com bastante conhecimento táctico mas a quem lhe falta a confiança proveniente da experiência em grandes jogos...Senão reparem, no passado ano, que foi um dos grandes anos da história do Benfica, não tanto ao nível das competições ganhas mas ao nível do espectáculo que proporcionou... o Benfica acabou sempre por claudicar nos grandes jogos! Não conseguimos a vitória em Braga nas primeiras jornadas (que nos aproximavam do primeiro lugar), não conseguimos ganhar em Liverpool (que nos permitiria chegar à meia final da Liga Europa) e já final não conseguimos ganhar no Dragão (onde seríamos campeões) com a importância psicológica que daí adviria...

Ainda assim, e apesar do Jesus não ter admitido que efectivamente errou, penso que a Direcção do Benfica, provavelmente na pessoa do Rui Costa, deveria ter "saído" na defesa do plantel e do treinador. Ninguém aqui teve mais vergonha que eu daquilo que se passou no fim-de-semana... no entanto, não podemos esquecer o que é que "aquele gajo de Alfama" fez pelo nosso Benfica! Levantou-nos o ego e fez-nos acreditar, principalmente àqueles que duvidavam, que o Benfica é um dos maiores clubes do mundo, tendo em conta a dimensão do seu país natural.

No entanto, a questão que pretendo levantar é: Dada a falta de soluções para este modelo táctico, deveria o Benfica alterar o seu sistema de jogo, mesmo tendo em consideração o avançado da época?

Aquele abraço,

2 comentários:

  1. Saudações gloriosas!

    Acho que um treinador para potenciar o real valor de uma equipa tem de escolher o sistema de jogo que seja mais favorável ao tipo de jogadores que dispõe. Vejamos o caso mais enigmático o Mourinho: Jogava em Losango no Chelsea e no Porto, no Inter era um 4-3-3 e no Real Madrid é um 4-2-3-1. Isto chama-se optimizar os recursos que se tem. Jesus no princípio da época estava a tentar implementar o 4-3-3, mas à primeira contrariedade voltou ao sistema antigo. Penso que agora já não vai alterar o sistema, pois é muito orgulhoso. Penso que está a cometer um grave erro,mas enfim é o nosso treinador temos de o apoiar.

    A única solução é rezar para que o Pai Natal faça cair na chuteira de Jesus um ramires ou um Di Maria.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente o benfica deve jogar sempre em 4x4x2, mas com 2 bons extremos,digo isto bons pois tem de possuir varias qualidades para isso!
    Rapidez,cultura táctica (saber defender tb), técnica,e ter pelo menos 1 bom pé!
    com 2 extremos a trabalhar para o ponta de lança, dificilmente marcamos poucos golos. Saviola aproveita tb os lances criados pelos extremos, e da apoio quer ao Aimar quer ao Cardozo.
    por isso LFV, precisamos de 2 extremos, um defesa direito e um defesa esquerdo porque o Coentrão n vai durar ca muito!
    Abraços!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.